Este Guia é um instrumento prático, de fácil aprendizagem e aplicação, quer ao nível dos ateliers, como dos jogos pedagógicos na dinamização de grupos.
O livro reune algumas das boas práticas utilizadas ao longo da existência do Projeto Rua com crianças do I.A.C. e destina-se a animadores, educadores, professores como ferramenta imprescindível na intervenção junto de crianças e jovens.
Conteúdos
PARTE I - Enquadramento teórico
1. Animação
- O que é a Animação
2. Sociedade
- A Sociedade Actual
3. Crianças e Jovens em Perigo
- Crianças e Jovens em Perigo
4. Animador
- Perfil do Animador
5. Estratégias
- Estratégias de Intervenção
6. Planeamento
- Planeamento das Actividades
7. Avaliação
- Avaliação das Actividades
Bibliografia da parte teórica
PARTE II - Ideias para a Animação em Ateliers
1. "Pelos Ares com Animação!" - Aeromodelismo
2. Arteliers
3. Música Maestro
4. Ideias para Descobrir
PARTE III - O recurso aos Jogos Pedagógicos na dinamização de grupos
1. Jogos de Aquecimento e Quebra-gelo
2. Jogos de Apresentação - "Quem é Quem"
3. Jogos de Auto-Conhecimento - "Espelho Meu"
4. Jogos de Conhecimento Interpessoal - "Entre Diferentes, Entre Iguais"
5. Jogos de Confiança - "Aqui vou eu..."
6. Jogos de Comunicação, Desenvolvimento e Integração do Grupo - "Tu cá, tu lá"
7. Jogos de Coesão e Cooperação - "A união faz a força"
8. Jogos de Concentração - "Pára, escuta e olha"
9. Jogos de Negociação e Resolução de Problemas - "O nó do cérebro"
10. Jogos de Criatividade e Expressão - "Dar asas à imaginação" ...
11. Jogos de Relaxamento - "Tá-se bem..."
12. Jogos de Avaliação - "Espremer o sumo"
- Bibliografia da Parte III
O livro reune algumas das boas práticas utilizadas ao longo da existência do Projeto Rua com crianças do I.A.C. e destina-se a animadores, educadores, professores como ferramenta imprescindível na intervenção junto de crianças e jovens.
Conteúdos
PARTE I - Enquadramento teórico
1. Animação
- O que é a Animação
2. Sociedade
- A Sociedade Actual
3. Crianças e Jovens em Perigo
- Crianças e Jovens em Perigo
4. Animador
- Perfil do Animador
5. Estratégias
- Estratégias de Intervenção
6. Planeamento
- Planeamento das Actividades
7. Avaliação
- Avaliação das Actividades
Bibliografia da parte teórica
PARTE II - Ideias para a Animação em Ateliers
1. "Pelos Ares com Animação!" - Aeromodelismo
2. Arteliers
3. Música Maestro
4. Ideias para Descobrir
PARTE III - O recurso aos Jogos Pedagógicos na dinamização de grupos
1. Jogos de Aquecimento e Quebra-gelo
2. Jogos de Apresentação - "Quem é Quem"
3. Jogos de Auto-Conhecimento - "Espelho Meu"
4. Jogos de Conhecimento Interpessoal - "Entre Diferentes, Entre Iguais"
5. Jogos de Confiança - "Aqui vou eu..."
6. Jogos de Comunicação, Desenvolvimento e Integração do Grupo - "Tu cá, tu lá"
7. Jogos de Coesão e Cooperação - "A união faz a força"
8. Jogos de Concentração - "Pára, escuta e olha"
9. Jogos de Negociação e Resolução de Problemas - "O nó do cérebro"
10. Jogos de Criatividade e Expressão - "Dar asas à imaginação" ...
11. Jogos de Relaxamento - "Tá-se bem..."
12. Jogos de Avaliação - "Espremer o sumo"
- Bibliografia da Parte III
Características | |
Autor: | diversos |
Nº páginas: | 179 páginas no formato 15,5 x 23 cm |
Livro Guia do Animador - Ideias e Práticas para Criar e Inovar
- Product Code: new_201411dg
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