A Equoterapia tem despertado grande interesse dos profissionais que atuam no tratamento dos distúrbios da apendizagem, por conseguir, na sua essência, atingir o ser humano na sua totalidade, considerando os aspectos físicos, emocionais e cognitivos, sendo este ponto primordial e diferencial das abordagens terapêuticas.
O ambiente natural e a interação com o animal geram uma relação terapeutica prazeirosa, que, certamente, resultará em motivação, desejo e auto-confiança, facilitadores do processo terapeutico.
Através do movimento do cavalo e das atividades lúdicas propostas são gerados estímulos sensório-motores que servirão de base aos processos de aprendizagem.
Durante o processo terapêutico são usados vários tipos de aprendizagem, seja motor ou cognitivo, leva a mudanças de comportamento. O paciente quando descobre as suas potencialidades torna-se mais seguro e independente e como resposta apresenta melhorias no desempenho das suas atividades diárias e relacionamentos pessoais.
Conteúdos
1. Desenvolvimento Cognitivo (pag. 1-34)
- Desenvolvimento versus Aprendizado
- Estudo da Motricidade e sua importância no Desenvolvimento Psicológico da Criança
- Etapas do Desenvolvimento
2. Aprendizado e Memória (pag. 35-48)
- Localização da Memória no Cérebro
- Memória Implícita e Explícita
- Etapas da Memória
- Mecanismos Celulares da Memória e sua perspectiva sobre o Aprendizado
3. Disturbios da Aprendizagem (pag. 49-58)
- Incidências
- Etiologia
- Ausência de Especialização Hemisférica
- Atraso ou Dano na Maturação do Hemisfério Esquerdo
- Comunicação Inter-Hemisférica inadequada
- Disfunção da Integração Sensorial
- Modelo Bioquimico para o Disturbio de Aprendizagem
- Quadro Clínico dos Disturbios de Aprendizagem
4. Equoterapia (pag. 59-86)
- Motivação e a Neurociência da Emoção
- Avaliação
- Objetivos do Tratamento
- Ativação Sensoperceptiva
- Benefícios Sensoriomotores
- Beneficios Psicossociais
- Fases da Equoterapia
- Composição e função da equipe
- Bibliografia / Indíce remissivo
O ambiente natural e a interação com o animal geram uma relação terapeutica prazeirosa, que, certamente, resultará em motivação, desejo e auto-confiança, facilitadores do processo terapeutico.
Através do movimento do cavalo e das atividades lúdicas propostas são gerados estímulos sensório-motores que servirão de base aos processos de aprendizagem.
Durante o processo terapêutico são usados vários tipos de aprendizagem, seja motor ou cognitivo, leva a mudanças de comportamento. O paciente quando descobre as suas potencialidades torna-se mais seguro e independente e como resposta apresenta melhorias no desempenho das suas atividades diárias e relacionamentos pessoais.
Conteúdos
1. Desenvolvimento Cognitivo (pag. 1-34)
- Desenvolvimento versus Aprendizado
- Estudo da Motricidade e sua importância no Desenvolvimento Psicológico da Criança
- Etapas do Desenvolvimento
2. Aprendizado e Memória (pag. 35-48)
- Localização da Memória no Cérebro
- Memória Implícita e Explícita
- Etapas da Memória
- Mecanismos Celulares da Memória e sua perspectiva sobre o Aprendizado
3. Disturbios da Aprendizagem (pag. 49-58)
- Incidências
- Etiologia
- Ausência de Especialização Hemisférica
- Atraso ou Dano na Maturação do Hemisfério Esquerdo
- Comunicação Inter-Hemisférica inadequada
- Disfunção da Integração Sensorial
- Modelo Bioquimico para o Disturbio de Aprendizagem
- Quadro Clínico dos Disturbios de Aprendizagem
4. Equoterapia (pag. 59-86)
- Motivação e a Neurociência da Emoção
- Avaliação
- Objetivos do Tratamento
- Ativação Sensoperceptiva
- Benefícios Sensoriomotores
- Beneficios Psicossociais
- Fases da Equoterapia
- Composição e função da equipe
- Bibliografia / Indíce remissivo
Características | |
Autor: | Mylena Medeiros, Emilia Dias |
Nº páginas: | 90 páginas no formato 16 x 23 cm |
Livro Disturbios da Aprendizagem e Equoterapia
- Product Code: 3182
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