Baseado nos princípios da KNVB Holland o autor desenvolve um método integrado de ensino no futebol em 3 fases: as formas jogadas, os jogos reduzidos e os jogos modificados:
- Formas jogadas
Trata-se da transformação de exercícios de predominância técnica, nas quais o caráter lúdico se manifesta por meio da existência de competição, de um sistema qualquer de pontuação, existindo ou não opositores reais. Os jogos de estafetas, jogos de lançamento ou remates de precisão, assim como jogos de passes limitados temporalmente ou pontuados pelo número de ações conseguidas, são todos exemplos de formas jogadas, sendo estes últimos jogos citados aplicados numa etapa mais avançada de maturação da criança.
- Jogos reduzidos
Como o próprio nome diz, são simplificações da formalidade competitiva dos JDC, caracterizando-se por tipos de competição que têm reduzidos o número de jogadores e o espaço em que o jogo acontece. Podem ser exemplificados pelo 1x1, 2x2, 3x3 passando, também, pelas formas de superioridade do ataque no caso do 2x1, 3x1, bem como pela, superioridade da defesa, 1x2, 2x3, entre outras. São excelentes recursos didáticos que o treinador tem ao seu dispor para ensinar e treinar os objetivos técnico-táticos.
- Jogos modificados
São formas de organização do jogo não visando apenas os aspectos técnicos, mas com ênfase tática, o que os relaciona aos jogos reduzidos de modo que não resulta fácil sua diferenciação. Identifica-se pela mudança de um conjunto de variáveis estruturais do jogo formal: espaço, regra, tempo, técnica e tática, permitindo ao treinador centrar-se em determinado conteúdo de caráter mais tático.
Conteúdos
Parte I - Conceituando a prática
1. Compreendendo melhor a nossa linha de pensamento
2. A intervenção pedagógica no ensino do futebol como foco de mudanças
3. Aula, um universo de métodos e possibilidades no ensino de jovens
4. Nossa pesquisa de campo
Parte II - Aplicando a teoria
5. Sugestão para melhor utilização dos métodos nas categorias investigadas
6. Sugestões de atividades
6.1. Atividades do método integrado de ensino
6.2. Atividades do método recreativo
6.3. Exercícios do método analítico
6.4. Exercícios e jogos do método cooperativo
7. Adaptação dos jogos e das atividades
8. O planejamento na prática pedagógica do futebol
9. Uma abordagem à luz da teoria da complexidade
O CD-ROM que acompanha o livro trata especificamente o Método Integrado de Ensino, não somente explicando-o, mas principalmente, demonstrando como utilizar-se o referido método com segurança, por intermédio de alguns exemplos práticos dos Jogos e de suas 3 fases específicas de aplicação. Todos os Jogos aparecem animados por computação gráfica para a modalidade Futebol.

- Formas jogadas
Trata-se da transformação de exercícios de predominância técnica, nas quais o caráter lúdico se manifesta por meio da existência de competição, de um sistema qualquer de pontuação, existindo ou não opositores reais. Os jogos de estafetas, jogos de lançamento ou remates de precisão, assim como jogos de passes limitados temporalmente ou pontuados pelo número de ações conseguidas, são todos exemplos de formas jogadas, sendo estes últimos jogos citados aplicados numa etapa mais avançada de maturação da criança.
- Jogos reduzidos
Como o próprio nome diz, são simplificações da formalidade competitiva dos JDC, caracterizando-se por tipos de competição que têm reduzidos o número de jogadores e o espaço em que o jogo acontece. Podem ser exemplificados pelo 1x1, 2x2, 3x3 passando, também, pelas formas de superioridade do ataque no caso do 2x1, 3x1, bem como pela, superioridade da defesa, 1x2, 2x3, entre outras. São excelentes recursos didáticos que o treinador tem ao seu dispor para ensinar e treinar os objetivos técnico-táticos.
- Jogos modificados
São formas de organização do jogo não visando apenas os aspectos técnicos, mas com ênfase tática, o que os relaciona aos jogos reduzidos de modo que não resulta fácil sua diferenciação. Identifica-se pela mudança de um conjunto de variáveis estruturais do jogo formal: espaço, regra, tempo, técnica e tática, permitindo ao treinador centrar-se em determinado conteúdo de caráter mais tático.
Conteúdos
Parte I - Conceituando a prática
1. Compreendendo melhor a nossa linha de pensamento
2. A intervenção pedagógica no ensino do futebol como foco de mudanças
3. Aula, um universo de métodos e possibilidades no ensino de jovens
4. Nossa pesquisa de campo
Parte II - Aplicando a teoria
5. Sugestão para melhor utilização dos métodos nas categorias investigadas
6. Sugestões de atividades
6.1. Atividades do método integrado de ensino
6.2. Atividades do método recreativo
6.3. Exercícios do método analítico
6.4. Exercícios e jogos do método cooperativo
7. Adaptação dos jogos e das atividades
8. O planejamento na prática pedagógica do futebol
9. Uma abordagem à luz da teoria da complexidade
O CD-ROM que acompanha o livro trata especificamente o Método Integrado de Ensino, não somente explicando-o, mas principalmente, demonstrando como utilizar-se o referido método com segurança, por intermédio de alguns exemplos práticos dos Jogos e de suas 3 fases específicas de aplicação. Todos os Jogos aparecem animados por computação gráfica para a modalidade Futebol.

Características | |
Autor: | Alexandre Lopes, Sheila Silva |
Nº páginas: | 288 páginas no formato 17 x 24 cm |
.Livro Método integrado de Ensino no Futebol (inclui CD)
- Product Code: 1382
- Availability: In Stock
- $28.00
-
$23.80
- Ex Tax: $23.80
