O autor prioriza a relação humana, a exploração corporal, a comunicação e a vivência lúdica da criança com e na água com o outro, com os objetos, consigo mesmo e com o contexto que a rodeia.
Desenvolve também sobre o mundo simbólico infantil, a formação do professor, os principios pedagógicos, a coletividadecomo fator de desenvolvimento e a intervenção educacional em meio aquático com bébés e/ou crianças com/sem necessidades educacionais especiais.
Considerando que o processo de psicomotricidade relacional estimula a criança a compreender o mundo dos símbolos de forma mais clara e evoluída, e de modo progressivo, é possível afirmar que o jogo simbólico espontaneo é o meio de abordagem privilegiado da psicomotricidade relacional.
Conteúdos
1. História e percurso do autor com a temática
2. Em meio aquático ... Porquê?
3. A coletividade como fator de desenvolvimento da criança - perspetiva vygotskiana
4. Metodologia
4.1. Principios pedagógicos
4.2. Nível de intervenção
4.3. Material utilizado
5. Na intervenção educacional em meio aquático... como deixar a água atuar?
5.1. Bébés: pesquisadores de si próprios
5.2. Crianças: atletas ou em busca da autenticidade e da espontaneidade de um ser criativo
5.3. Trabalhando com bébés e crianças com necessidades educacionais especiais
6. O profissional em formação
7. Considerações finais
Desenvolve também sobre o mundo simbólico infantil, a formação do professor, os principios pedagógicos, a coletividadecomo fator de desenvolvimento e a intervenção educacional em meio aquático com bébés e/ou crianças com/sem necessidades educacionais especiais.
Considerando que o processo de psicomotricidade relacional estimula a criança a compreender o mundo dos símbolos de forma mais clara e evoluída, e de modo progressivo, é possível afirmar que o jogo simbólico espontaneo é o meio de abordagem privilegiado da psicomotricidade relacional.
Conteúdos
1. História e percurso do autor com a temática
2. Em meio aquático ... Porquê?
3. A coletividade como fator de desenvolvimento da criança - perspetiva vygotskiana
4. Metodologia
4.1. Principios pedagógicos
4.2. Nível de intervenção
4.3. Material utilizado
5. Na intervenção educacional em meio aquático... como deixar a água atuar?
5.1. Bébés: pesquisadores de si próprios
5.2. Crianças: atletas ou em busca da autenticidade e da espontaneidade de um ser criativo
5.3. Trabalhando com bébés e crianças com necessidades educacionais especiais
6. O profissional em formação
7. Considerações finais
Características | |
Autor: | Paulo Gutierres Filho |
Nº páginas: | 95 páginas no formato 15,5 x 22,5 cm |
Livro Psicomotricidade Relacional em Meio Aquático
- Product Code: 3022
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